Boicote o ENADE!

O ENADE, exame imposto por uma MP de Lula, se configura como um sistema de avaliação meritocrático, mercadológico e que romove um pensamento único ao desconsiderar em sua avaliação as diferenças regionais, assim como rompe com a autonomia didático-pedagógica universitária. A lógica neoliberal, que fornece cada vez menos recursos para as Universidades Públicas, é gravada no ENADE uma vez que este prevê um ranqueamento punitivo: as universidades “boas”, tirando notas altas, recebem mais verba para continuar “boas”, enquanto as “ruins”, tirando notas baixas, recebem menos verba, continuando “ruins”!
Além disso, o ranking serve como elemento de propaganda para as Universidades particulares abrirem mercado e aumentar suas mensalidades. O ENADE é um elemento da Reforma Universitária Neoliberal, se encaixando no bojo do sucateamento da coisa pública, onde se privilegia o ensino privado, assim como as empresas e fundações ditas de “apoio” que se instalam nas universidades públicas sugando pessoal, estrutura e conhecimento. Tal lógica contribui, então, com a superexploração da juventude e com o lucro da burguesia, que utiliza mão de obra barata e qualificada, onde exames como o ENADE assegura que as Universidades estejam ensinando o que o mercado demanda.
Devemos, enquanto defensores de uma Universidade que sirva a classe trabalhadora, boicotar esta avaliação que na verdade
é interesse apenas dos gestores do capital.

– O BOICOTE consiste em ir realizar a prova, mas deixá-la em branco para zerar a nota. Esta prática não acarreta nenhum problema no histórico curricular. BOICOTE O ENADE!

boicote enade recc

*Texto retirado da 6° edição do Jornal Avante!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário